sexta-feira, 20 de junho de 2014

[Paulo "pidão"!]


Será que o Ap. Paulo pediria para ser sustentado por uma junta missionária? E se pedisse?
Um achado na internet sem autor, é essa carta simulando uma resposta dada a Paulo, referente a um pedido para ser sustentado como missionário; vale a pena ler.

 Ao Reverendo Saulo Paulo
Missionário Independente

 Roma, Itália

Caro Sr. Paulo:
Recebemos recentemente seu currículo, exemplares de seus livros e o pedido para ser sustentado pela nossa Junta como missionário na Espanha.
Adotamos a política da franqueza com todos os candidatos. Fizemos uma pesquisa exaustiva no seu caso. Para ser bem claro, estamos surpresos que o senhor tenha conseguido até aqui "passar" como missionário independente.

Soubemos que sofre de uma deficiência visual que, algumas vezes, o incapacita até para escrever. Essa certamente é uma deficiência grande para qualquer pessoa. Nossa Junta requer que o candidato tenha boa visão, ou que possa usar lentes corretoras.

Em Antioquia, o senhor provocou um entrevero com Simão Pedro, um pastor muito estimado na cidade, chegando a repreendê-lo em público. O senhor provocou tantos problemas que foi necessário convocar uma reunião especial da Junta de Apóstolos e Presbíteros em Jerusalém. Não podemos apoiar esse tipo de atitude.
Acha que é adequado para um missionário trabalhar meio-período em uma atividade secular? Soubemos que fabrica tendas para complementar seu sustento. Em sua carta à igreja de Filipos, o senhor admite que aquela é a única igreja que lhe dá algum suporte financeiro. Não entendemos o porquê, já que serviu a tantas igrejas.

É verdade que já esteve preso diversas vezes? Alguns irmãos nos disseram que passou dois anos na cadeia em Cesaréia e que também esteve preso em Roma, e em outros lugares. Não achamos adequado que um missionário da nossa Junta tenha folha corrida na Polícia.
O senhor causou tantos problemas para os artesãos em Éfeso que eles o chamavam de "o homem que virou o mundo de cabeça para baixo". Sensacionalismo é totalmente desnecessário em Missões. Deploramos, também, o vergonhoso episódio de fugir de Damasco escondido em um grande cesto.
Estamos admirados em ver sua falta de atitude conciliatória. Os homens elegantes e que sabem contemporizar não são apedrejados ou arrastados para fora dos portões da cidade, tampouco são atacados por multidões enfurecidas. Alguma vez parou para pensar que palavras mais amenas poderiam ganhar mais ouvintes? Remeto-lhe um exemplar do excelente livro "Como Ganhar os Judeus e Influenciar os Gentios", de Dálio Carnego.

Em uma de suas cartas, o senhor referencia a si mesmo como "Paulo, o velho". As normas de nossa Missão não permitem a contratação de missionários além de certa idade.

Percebemos que é dado a fantasias e visões. Em Trôade, viu "um homem da Macedônia" e em outra ocasião diz que "foi levado até o Terceiro Céu e que ouviu palavras inefáveis". Afirma ainda que viu o Senhor e que ele o confortou. Achamos que a obra de evangelização mundial requer pessoas mais realistas e de mente mais prática.
Em toda a parte por onde andou, o senhor provocou muitos problemas. Em Jerusalém, entrou em conflito com os líderes do seu próprio povo. Se alguém não consegue se relacionar bem com seu próprio povo, como pode querer servir no exterior? Dizem que tem o poder de manipular serpentes. Na ilha de Malta, ao apanhar lenha, uma víbora se enroscou no seu braço, picou-o, mas nada lhe ocorreu. Isso soa muito estranho para nós.

O senhor admite que enquanto esteve preso em Roma, "todos o esqueceram". Os homens bons nunca são esquecidos pelos seus amigos. Três excelentes irmãos, Diótrefes, Demas e Alexandre, o latoeiro, disseram-nos que acharam impossível trabalhar com o senhor e com seus planos mirabolantes.
Soubemos que teve uma discussão amarga com um colega missionário chamado Barnabé e que acabaram encerrando uma longa parceria. Palavras duras não ajudam em nada a expansão da obra de Deus.

O senhor escreveu muitas cartas às igrejas onde trabalhou como pastor. Em uma delas, acusou um dos membros de viver com a mulher de seu falecido pai, o que fez a igreja ficar muito constrangida e a excluir o pobre rapaz.
O senhor perde muito tempo falando sobre a segunda vinda de Cristo. Suas duas cartas à igreja de Tessalônica são quase totalmente devotadas a esse tema. Em nossas igrejas, raramente falamos sobre esse assunto, que consideramos de menor importância.

Analisando friamente seu ministério, vemos que é errático e de pouca duração em cada lugar. Primeiro, a Síria, depois, Chipre, vastas regiões da Turquia, Macedônia, Grécia, Itália, e agora o senhor fala em ir à Espanha. Achamos que a concentração é mais importante do que a dissipação dos esforços. Não se pode querer abraçar o mundo inteiro sozinho.

Em um sermão recente, o senhor disse "Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Cristo". Achamos justo que possamos nos gloriar na história da nossa denominação, no nosso orçamento unificado, no nosso Plano Cooperativo e nos esforços para criarmos a Federação Mundial das Igrejas.
Seus sermões são muito longos. Em certa ocasião, um rapaz que estava sentado em um lugar alto, adormeceu após ouvi-lo por várias horas, caiu e quase quebrou o pescoço. Já está provado que as pessoas perdem a capacidade de concentração após trinta ou quarenta minutos, no máximo. Nossa recomendação aos nossos missionários é: Levante-se, fale por trinta minutos, e feche a boca em seguida.

O Dr. Lucas nos informou que o senhor é um homem de estatura baixa, calvo, de aparência desprezível, de saúde frágil e que está sempre agitado, preocupado com as igrejas e que nem consegue dormir direito à noite. Ele nos disse que o senhor costuma levantar durante a madrugada para orar. Achamos que o ideal para um missionário é ter uma mente saudável em um corpo robusto. Uma boa noite de sono também é indispensável para garantir a disposição no trabalho no dia seguinte.
A Junta prefere enviar somente homens casados aos campos missionários. Não compreendemos nem aceitamos sua decisão de ser um celibatário permanente. Soubemos que Elimas, o Mágico, abriu uma agência matrimonial para pessoas cristãs aí em Roma e que tem nomes de excelentes mulheres solteiras e viúvas no cadastro. Talvez o senhor devesse procurá-lo.

Recentemente, o senhor escreveu a Timóteo dizendo que "lutou o bom combate". Dificilmente pode-se dizer que a luta seja algo recomendável a um missionário. Nenhuma luta é boa. Jesus veio, não para trazer a espada, mas a paz. O senhor diz "lutei contra as bestas feras em Éfeso". Que raios quer dizer com essa expressão?
Pesa-me muito dizer isto, irmão Paulo, mas em meus vinte e cinco anos de experiência, nunca encontrei um homem tão oposto às qualificações desejadas pela nossa Junta de Missões Mundiais. Se o aceitássemos, estaríamos quebrando todas as regras da prática missionária moderna.

Sinceramente,

A. Q. Cabeçadura

Secretário da Junta de Missões Mundiais



--------------------------------------------------------------------------------------------

Does Rev. Paul would ask to be sustained by a missionary board? And if he asked?A finding on the internet without copyright, is this letter simulating a response given to Paul, referring to a request to be sustained as a missionary; worth reading.

 
Reverend Saul PauloIndependent Missionary

 
Rome, Italy


Dear Mr. Paul:


We recently received your resume, copies of his books and asked to be sustained by our Board as a missionary in Spain.Our policy of openness to all candidates. We did a thorough scan of your case. To be clear, we are surprised that you have achieved so far "pass" as an independent missionary.


We learned that suffers from a visual impairment that sometimes incapacitates up to write. This is certainly a great loss to anyone. Our Board requires that the candidate has good vision, or you can use corrective lenses.


In Antioquia, you sparked a melee with Simon Peter, a pastor much esteemed in the city, coming to berate him in public. You caused so many problems that it was necessary to call a special meeting of the Board of Apostles and Elders in Jerusalem. We can not support that kind of attitude.


Think is suitable for a missionary work part time in a secular activity? We learned that manufactures tents to supplement their livelihoods. In his letter to the church at Philippi, you admit that this is the only church that gives you some financial support. We do not understand why, since it served many churches.


It is true that he had been arrested several times already? Some brothers told us that he spent two years in jail in Caesarea and that too was imprisoned in Rome and elsewhere. We do not think it appropriate that a missionary of our Board has rap sheet in the police.


You caused so many problems for craftsmen in Ephesus that they called him "the man who turned the world upside down". Sensationalism is totally unnecessary in Missions. Also deplore the shameful episode flee Damascus hidden in a large basket.


We are amazed to see their lack of conciliatory attitude. Elegant and they know temporize are not stoned or dragged outside the city gates men are either attacked by mobs. Have you ever stopped to think that milder words could gain more listeners? I refer you to a copy of the excellent book "How to Win Jews and Influence the Gentiles" by Dalio Carnego.


In one of his letters, Mr. references to himself as "Paul the aged". The standards of our mission does not allow hiring missionaries beyond a certain age.We realize that is given to fantasies and visions. In Troas, he saw "a man of Macedonia" and on another occasion says "was taken to the third heaven and heard unspeakable words." It also states that he saw the Lord and he comforted. We think the work of world evangelization requires more realistic and more practical-minded people.


Everywhere where have you been, Mr. caused many problems. In Jerusalem, came into conflict with the leaders of his own people. If someone can not relate well to their own people as may want to serve overseas? They say it has the power to handle snakes. On the island of Malta, to collect firewood, a viper curled on his arm, stung him, but nothing came to him. That sounds very strange to us.


You admit that while imprisoned in Rome, "all the forgotten." Good men are never forgotten by his friends. Three great brothers, Diotrephes, Demas and Alexander the coppersmith, told us that they found it impossible to work with you and with your fancy plans.


We heard you had a bitter argument with a fellow missionary named Barnabas and just ending a long partnership. Harsh words do not help anything in the expansion of God's work.


You wrote many letters to the churches where he worked as a shepherd. In one, a member accused of living with the wife of his deceased father, what did the church get very embarrassed and delete the poor guy.


You lose a lot of time talking about the second coming of Christ. His two letters to the church in Thessalonica are almost entirely devoted to this topic. In our churches, rarely talked about this, we consider minor.


Coldly analyzing his ministry, we see that is erratic and short-lived in each place. First, Syria, then Cyprus, vast regions of Turkey, Macedonia, Greece, Italy, and now you talk about going to Spain. We found that the concentration is more important than the dissipation of effort. You can not want to embrace the whole world alone.


In a recent sermon, you said "Far from me to glory, save in the cross of Christ." We found just that we can glory in the history of our denomination, in our unified budget, the Cooperative Program and our efforts to create the World Federation of Churches.


His sermons are too long. On one occasion, a boy who was sitting in a high place, fell asleep after listening to it for several hours, fell and almost broke his neck. It has been demonstrated that people lose the ability to concentrate after thirty or forty minutes maximum. Our recommendation is to our missionaries: Stand up, speak for thirty minutes and then shut up.


Dr. Luke informed us that the Lord is a man of low stature, bald, despicable appearance, infirm and that is always busy, worried about the churches and who can not even sleep properly at night. He told us that you usually get up during the night to pray. We think the ideal medium for a missionary is to have a healthy mind in a sound body. A good night's sleep is also essential to ensure the provision at work the next day.


The Board prefers to only married men to the mission fields. Do not understand or accept his decision to be a permanent bachelor. We learned that Elymas the Magician opened a marriage bureau for Christian people here in Rome and has excellent names of single women and widows to register. Perhaps you should look it up.


Recently you wrote to Timothy that "fought the good fight." One can hardly say that the fight is something recommended to a missionary. No fight is good. Jesus came not to bring the sword, but peace. You say "I fought the wild beasts at Ephesus." What the hell you mean by that expression?Weighs me say this much, brother Paul, but in my twenty-five years of experience, never found as opposed to qualifications desired by our Board of World Missions man. If we accepted it, we would be breaking all the rules of modern missionary practice.


Sincerely,

A. Q. Blockhead
Secretary of the Board of World Missions




0 comentários :

Postar um comentário