terça-feira, 19 de maio de 2015

[Olhe para Israel!]

                          

A mensagem do evangelho tem de ser conhecida nos quatro cantos da terra, porém há maneiras e incentivos na bíblia. Caminhar na devida medida de profundidade no que chamo de Comissionamento Universal, é o verdadeiro entendimento de que como seres redimidos temos papel vital de: Discipular e Testemunhar. Teremos uma nova perspectiva sobre como encarar a ação de levar o evangelho e a quem devemos levar. 

Mateus: 28. 19. Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

 Fazer discípulo nessa passagem, fala de imergir na realidade do Pai, todas as pessoas/nações. Um termo mais usual poderia ser: "Vá e discipule nações (ethnos)". Hoje há uma movimentação que segue uma ordem equivocada, querendo mudar nações (lugares) e depois pessoas. Seguir essa ordem pode ser um caminho frustrante, pois tem de começar de dentro para fora, pessoas influenciando lugares. Quando Jesus em Mateus 10 envia aqueles homens, está enviando discípulos aos lugares. O processo de formação de, simples homens em discípulos foi respeitado. A ordem é, de pessoas (discípulos) para lugares. Uma consciência sóbria de evangelismo, não ensina só a evangelizar, mas transfere convicção de termos uma mensagem a ser propagada por influência e ação. Uma igreja que evangeliza, não é uma igreja que faz eventos evangelísticos (porém isso deve existir na saúde da igreja), mas sim a que gera uma mentalidade de que onde esteja, seja indivíduo ou grupo, o lugar será discipulado, imergido numa influência divina através da transformação de pessoas.

Atos dos Apóstolos: 1. 8. Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas TESTEMUNHAS, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!

Ser testemunha, nesse texto, fala de comunicar o evangelho de forma verbal e em atitudes a outros, sendo feito isso por meio da ação do Espírito. Hoje a massa cristã se utiliza desse texto da seguinte forma: Jerusalém é onde estou plantado, Judeia a redondeza, Samaria um pouco mais longe e confins da terra é um envio missionário a outros povos (não discordo dessa interpretação). Vejamos agora numa perspectiva literal. Jerusalém sendo a capital do povo judeu, deve ser o primeiro a receber a boas novas do Reino, sendo uma verdade pra nós hoje. Quantos missionários você já ouviu falando que queima no coração levar o evangelho a Israel ou aos judeus? Pra embasar o raciocínio de uma interpretação literal, vamos analisar alguns textos que apontam para a volta do Messias.

Romanos: 11. 15. Porque, se a rejeição deles (Israel/judeus) significa a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos? 

Fica claro que a aceitação do povo escolhido está relacionada a ressurreição dos mortos que se da com a volta de cristo. Seguindo.

Romanos: 11. 25. Irmãos, não quero que ignoreis este mistério para que não sejais presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios.  26. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito..."

O endurecimento do povo de Israel irá somente até a plenitude dos gentios. O que é plenitude dos gentios? Vamos ao último texto.

Mateus: 24. 14. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como TESTEMUNHO a todas as nações, e então chegará o fim.

Essa é plenitude dos gentios. Testemunhar a verdade do evangelho a todas as nações.

Organizando os textos para alocar na realidade literal do texto de Atos 1.

- Israel em parte está endurecido, aguardando a chegada da plenitude dos gentios que é Mateus 24:14. (Israel faz parte do mundo habitado)
- A aceitação de Israel resulta em ressurreição de mortos. Devida a volta de Cristo.

Se pudéssemos posicionar uma ordem de fatores ou colocar níveis de importância para eventos que apontam para a parúsia, a salvação dos judeus apareceria em destaque. Israel povo e Israel território tem papel crucial na narrativa cristã apocalíptica.

Acredito na mensagem literal aconselhando Jerusalém ser alcançada. Testemunhar o evangelho tem de ter dois viés: Israel e gentios. Se eu não me mobilizar em, ao ser empoderado pelo Espírito, levar a revelação de Cristo aos judeus, estou ignorando um passo fundamental na volta do Messias. A evangelização global precisa de equilíbrio na sua manifestação, pra entender a importância do confins da terra e o povo de Israel. Medite na fala de Paulo em Romanos 11:14 que exalta seu ministério de levar as boas novas aos gentios tendo a esperança de provocar ciúmes na nação de Israel para salvar alguns. Ele foi apóstolo dos gentios, mas nunca esqueceu os judeus.

Israel foi colocado em destaque nessa postagem, pois há anos vem sido esquecido como nação a ser tocada pelos santos do Senhor. Anulada em nossas orações, rejeitada nas intercessões cristãs. Que esse breve texto, desperte em você interesse divino por esta nação, não apoiando o proselitismo, mas chamando a atenção para uma nação que é vital para o desenrolar da história cristã.

Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.
As nações verão a sua justiça, e todos os reis, a sua glória; você será chamada por um novo nome que a boca do Senhor lhe dará.Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus.
Isaías 62:1-3



0 comentários :

Postar um comentário