domingo, 3 de maio de 2015

[NÃO DESPREZE O CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS NO MEIO ACADÊMICO]

     Cursar o nível superior, ou estar em qualquer nível de ensino, é algo que vem de Deus e seus filhos devem assumir esses lugares e crescerem a nível social e trazer Sua glória nesses ambientes, sendo firmes no posicionamento da Palavra e na renovação da mente para não serem seduzidos pelo conhecimento humano. 
 A bíblia diz em Romanos 3:4 “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.” O que isso quer dizer? A investigação humana, seus estudos e teorias estão equivocadas? Não! Apenas nos adverte que única e exclusivamente a Palavra de Deus será a primeira fala diante de outras quaisquer. Todo estudo faz parte do desenvolvimento humano e corresponde ao mandato cultural de Deus na criação do mundo: desenvolver o jardim, desenvolver a criação. O que seria o desenvolvimento para Adão? Toda a transformação da matéria prima da terra, construção de ponte, pesquisa científicas, vacinas, teorias de aprendizagem, engenharias, ou seja, avanços intelectuais. Isso não se restringiu a Adão, o mandato cultural de Deus é para nós hoje!  Você cumpre seu papel como filho de Deus na sua Universidade, desenvolvendo a sua área de pesquisa.
O homem em desobediência ao Senhor desviou-se do seu propósito original, logo toda gama da inclinação de seu coração afastou-se de seu Criador. Todavia, Jesus na Cruz restituiu todas as coisas, e essa restauração implica na postura de filhos legítimos do Reino de Deus em todas as coisas, incluindo a Universidade.
A Palavra do Senhor é perfeita e existe algo que quer competir com a VERDADE: o conhecimento humano em suas ramificações. A princípio parece ser algo utópico, sem lugar na realidade, mas não é. O cristianismo não é um suicídio intelectual, não abrimos mão da razão por causa da fé, pelo contrário. A bíblia diz em I Pedro:
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”
 
Esse termo “razão” diz respeito também ao raciocínio lógico que inclui o pensamento a respeito das escrituras ou propriamente dito, a fé. Logo, a RAZÃO da nossa fé é algo lógico, provável. Como? A Palavra de Deus diz que toda a Criação revela o criador ao ponto de tornar o questionador indesculpável.
 
“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido observados claramente, podendo ser compreendidos por intermédio de tudo o que foi criado, de maneira que tais pessoas são indesculpáveis.
Romanos 1:20
 
   Deus, o criador, é a fonte de todo conhecimento, e sabedoria. Por maior, influente, estudado, respeitado, seja o que for, não se comparará ao Senhor em absolutamente nada. Deus não é equiparado a nada e ninguém. Ele é Elohim, o criativo Criador!
Saiba respeitar as teorias que são bênçãos para nós . Muitos homens que não conheceram o temor do Senhor desenvolveram coisas incríveis que servem para toda humanidade. Saiba aproveitar aquelas que contribuem com a Palavra sem trazer disputa com os princípios do Senhor. Contudo, esclareça com a Palavra todas as teorias que tentam tomar lugar da Verdade, querendo-se passar pela verdade absoluta no lugar da verdadeira Palavra. Essa Palavra não tem apenas a capacidade de instruir, educar, o homem, mas tem o poder de transformar o interior, essa Palavra é viva, seu nome é JESUS. Não procure destruir os saberes humanos, não é essa a proposta, porém não dê lugar as ideias filosóficas que tentam destronar a Palavra.
A ideia de submeter-se a Deus ser suicídio intelectual ou escravidão não é de hoje. A contraposição do Conhecimento humano versus A Palavra de Deus vem de tempos pós-dilúvio.
Em Gênesis 11 é relatado através da Palavra de Deus a narrativa sobre a Torre de Babel, início da Babilônia. Nesse tempo, após a Aliança de Deus com Noé, um sentimento contrário a vontade do Senhor toma forma e através de seu líder Ninrode, que desobedecia ao comando de Deus. O Senhor ordenou a Noé:” Encham a terra, multipliquem-se, ESPALHEM-SE”, Ninrode através da construção da Torre faz o contrário, reúne com propósitos que afetavam a santidade de Deus.
   Todo sentimento na construção dessa Torre estava na “Vingança contra Deus pelo Dilúvio, e na dúvida de um dilúvio vindouro”. Mas o que levava-os a ter tanta convicção numa fala contrária a de Deus, já que o mesmo disse que não haveria outro dilúvio? Veja o que Ninrode fez:
“POUCO A POUCO, TRANSFORMOU O ESTADO DE COISAS NUMA TIRANIA, SUSTENTANDO QUE A ÚNICA MANEIRA DE AFASTAR OS HOMENS DO TEMOR A DEUS ERA FAZÊ-LOS CONTINUAMENTE DEPENDENTES DO SEU PRÓPRIO PODER. ELE AMEAÇOU VINGAR-SE DE DEUS, SE ESTE QUISESSE NOVAMENTE INUNDAR A TERRA; PORQUE CONSTRUIRIA UMA TORRE MAIS ALTA DO QUE PODERIA SER ATINGIDA PELA ÁGUA E VINGARIA A DESTRUIÇÃO DOS SEUS ANTEPASSADOS. O POVO ESTAVA ANSIOSO DE SEGUIR ESTE CONSELHO, ACHANDO SER ESCRAVIDÃO SUBMETER-SE A DEUS; DE MODO QUE EMPREENDERAM CONSTRUIR A TORRE […] E ELA SUBIU COM RAPIDEZ ALÉM DE TODAS AS EXPECTATIVAS.” — JEWISH ANTIQUITIES (ANTIGUIDADES JUDAICAS), I, 114, 115 (IV, 2, 3)
   O único meio de afastar o homem do poder temor a Deus era fazê-lo continuamente dependentes de seu próprio poder, de seu próprio CONHECIMENTO. Palavras como : “ é lógico que o Deus que fez o primeiro dilúvio, fará outro, Pensem!” “Usem de seu conhecimento, que Deus é esse que matou a todos?! Não faria novamente? PENSEM!”
Seria, pois, escravidão ouvir os mandamentos do Senhor?  Claro que não!
Observe que a maneira utilizada não mudou! Os homens afastam-se de Deus pelo uso de razões humanas. A torre foi erguida ao ponto de seus próprios líderes ultrapassarem as expectativas, pois o povo estava focado em vingar-se de Deus, ou proteger-se de algo que Deus disse que não faria. Hoje, as diferentes formas de “famílias”, o aborto, a maldade, e toda gama dessas filosofias que nos nossos dias nos rodam, tornam o homem inimigo de Deus (Romanos 1:29,30). Mas por quê? Porque desprezaram o conhecimento de Deus.
Portanto, acrescente à sua fé VIRTUDES! Isso demanda esforço, estudo, e é nossa responsabilidade.
A Palavra de Deus diz:
“Por isso mesmo,( isso o que? As paixões do mundo. Verso anterior), aplicando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa e o CONHECIMENTO à virtude, e o domínio próprio ao conhecimento, e a perseverança ao domínio próprio, e a piedade à perseverança.
I Pedro 1:5,6,7
“Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, JAMAIS ABANDONAREIS A FÉ.
I Pedro 1:10
 
“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito:
Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador dessa era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria desse mundo? Visto, que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.
I Cor 1:18,19,20,21
Não abandone sua fé! Não despreze o conhecimento de Deus !


4 comentários :

  1. Respostas
    1. Obrigado pela leitura Cris! Continue nos acompanhando...Deus te abençoe!

      Excluir
  2. Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas respostas que o meio acadêmico insiste ignorar.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  3. Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas respostas que o meio acadêmico insiste ignorar.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir